O conceito e design do Fiat Uno Cabrio

A história de design exclusivo do novo uno Convertible Concept, um estudo de design de um roadster de dois lugares criado pela Fiat Brasil para explorar as possibilidades oferecidas pelo novo modelo Uno.

O Uno conversível

Desenvolvido pelo Centro de Estilos da Fiat Brasil, o Uno Convertible Concept é o primeiro veículo baseado na carroceria de duas portas do novo Uno – por sua vez, baseado no Panda – que em breve estará disponível no mercado. Com o projeto, os designers da Fiat exploraram as possibilidades oferecidas por uma plataforma moderna e avançada.

O Uno conversível

Com a remoção do teto e, portanto, parte da rigidez do corpo, o protótipo teve que receber reforços em várias partes de sua estrutura, a fim de manter a rigidez torcional necessária e – consequentemente – os níveis de conforto e segurança. O motor é o mesmo que o Punto T-Jet, uma unidade turbo de 1.4 litros que fornece 152 cv. A velocidade máxima está próxima dos 200 km / h.

Design exterior

O design exterior é caracterizado por pára-choques recém-projetados que proporcionam uma aparência mais poderosa. O front-end apresenta grandes entradas de ar e um spoiler pronunciado. Ao mesmo tempo, mantém a “irreverência” dos quadrados arredondados do Novo Uno.

As lanternas traseiras e luzes de freio – originalmente posicionadas na parte traseira dos apoios de cabeça – são iluminadas por LEDs, complementando a aparência do carro. Para combinar com a nova aparência esportiva, o carro adota rodas de 17 polegadas com pneus de baixo perfil.

Design de interiores

Inspirado no conceito original, o interior recebeu vários componentes específicos, como a capa do alto-falante, controles climáticos, aberturas, pedais e um extintor de incêndio cromado.

Design de interiores

Também aludindo aos modelos clássicos de carros de corrida estão o volante de três raios, o câmbio de metal e os assentos em concha com quatro pontos de cintos de segurança.

O painel e o console central foram reprojetados para incorporar novos instrumentos: a pressão do turbo, posicionada perto do painel de instrumentos, e a pressão do óleo e os medidores de combustível, localizados no console central – todos com novos gráficos.

Um capacete especial também foi criado para combinar com as cores do carro. Os detalhes internos da guarnição incluem elementos de alumínio e estofamento de couro bicolor com costura e quilting especiais. Consulte a galeria para ver os esboços e fotos do design de interiores e exteriores da equipe de projeto e do processo de construção do protótipo.